CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA

A Cirurgia Bariátrica e Metabólica é reconhecida e aceita pela comunidade médica como um tratamento para obesidade e também, contra doenças associadas como a hipertensão, diabetes e muitas outras relacionadas no que chamamos de síndrome metabólica.

No Brasil ela surgiu no ano de 1970 e desde então muitas técnicas foram descritas, sendo porém atualmente, apenas duas técnicas as mais realizadas: ByPass gastro-jejunal em Y de Roux, derivada da cirurgia de Fobi e Capela e a Gastrectomia Vertical ou Sleeve Gastrico, derivadas da cirurgia de Mason.

A mudança do trato gastrointestinal através da cirurgia, promove diferentes alterações fisiológicas capazes de modificar o metabolismo e o gasto energético, melhorando o excesso de peso e funções hormonais, promovendo uma redução da captação e depósito de gorduras.

Com a cirurgia, alguns hormônios sofrem alterações na sua produção como a grelina, responsável pela fome e que sofre uma redução, e o GLP1, que sofrerá um aumento. Este último é o principal hormônio relacionado a melhora na qualidade da produção insulínica e controle da Diabetes tipo II.

Não podemos esquecer de dizer que, a cirurgia é apenas uma ferramenta complementar ao tratamento clínico da obesidade e por tal, é indispensável uma alimentação saudável e uma atividade física regular.

Atualmente esta cirurgia sendo mais realizada através da Videolaparoscopia e da Cirurgia Robótica, com um número cada vez menor por cirurgia convencional, permitindo que o paciente permaneça internado por um tempo curto e retorne rapidamente as suas atividades. O avanço tecnológico nas cirurgias promoveu um risco significativamente baixo de morbimortalidade, e com muito menos dor que as cirurgias convencionais.