top of page

FUNDOPLICATURA

(CIRURGIA DO REFLUXO)

    Indicada para os paciente que não tiveram um resultado adequado no tratamento do refluxo com mudança comportamental e medicamentoso, esta cirurgia pode ser realizada por qualquer via de acesso, sendo que praticamente nenhum cirurgião tem realizado por laparotomia, sendo a Cirurgia Robótica e a Videolaparoscopia os métodos mais comumente escolhidos.

    Consiste na diminuição do espaço que o esôfago atravessa para chegar ao abdome no músculo da respiração (hiato) e na construção de uma válvula, através da torção da parte superior do estômago ao redor do esôfago.

    É necessário, durante a recuperação, evitar alimentos sólidos, sendo que na primeira semana, apenas é permitido alimentos líquidos, devido ao inchaço ocorrido pela manipulação dos tecidos, que dificultam a passagem do alimento.

    Posteriormente os alimentos deverão ser muito bem mastigados, uma vez que alimentos inteiros poderão entalar na válvula, evitando bebidas gasosas, devido a dificuldade arrotar, que gera um aumento da quantidade de gazes no estômago e no intestino. É importante também evitar engordar, pois isso poderá fazer com que o espaço se abra e haja recidiva da doença.

bottom of page