OBESIDADE

A obesidade é um problema de saúde que preocupa o mundo. Estima-se que no mundo exista perto de 2,3 bilhões de pessoas que estão acima do peso ideal e que 700 milhões sejam obesos. Considera-se que é principal causa de inúmeras doenças, como a hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo II, problemas nas articulações, apneia do sono, e várias outras, associadas ao que chamamos de SÍNDROME METABÓLICA. É fato que, a sua alta prevalência está associada a ingestão excessiva de alimentos altamente calóricos, e ao sedentarismo, consequências da vida moderna, tendência genética e alterações metabólicas. Seu tratamento é complexo, envolvendo várias áreas em saúde, e o tratamento hoje, com melhores resultados a longo prazo, é indiscutivelmente, a CIRURGIA BARIÁTRICA e METABÓLICA.

A primeira opção para o tratamento da obesidade é clínico, sendo a cirurgia uma ferramenta complementar a este tratamento, nos casos em que traz prejuízos a saúde e o tratamento clínico é ineficaz, e é indispensável o acompanhamento multidisciplinar para um resultado adequado, com apoio nutricional, psíquico e atividade física por toda a vida. Recentemente o Conselho Federal de Medicina divulgou uma lista de comorbidades que podem indicar a CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA.

fonte: Conselho Federal de Medicina (CFM)

Definimos obesidade quanto o índice de massa corporal (IMC) ultrapassa 29,9 kg/m2 e classificada conforme o quadro abaixo

As opções cirúrgicas oferecidas constituem em técnicas que promovem a restrição alimentar, disabsorção ou mistas, podendo ser realizada através do ACESSO CONVENCIONAL (LAPATOROMIA), pouco utilizada nos dias de hoje, VIDEOLAPAROSCOPIA e atualmente por CIRURGIA ROBÓTICA.

As duas técnicas mais realizadas na atualidade são o BYPASS GASTROJEJUNAL (CIRURGIA DE FOBI E CAPELA) e a GASTRECTOMIA VERTICAL (SLEEVE).

Posts Em Destaque