DOENÇA DO REFLUXO

É uma doença extremamente prevalente, e ocorre quando o ácido produzido no estômago, retorna para o esôfago, em geral, decorrente de uma deficiência da válvula que separa o esôfago do estômago e/ou por erro alimentar. Sabemos que a válvula que encontra-se na saída do estômago, cuja função é de segurar o alimento no estômago até que seja feita a digestão, é mais forte, e por isso, um grande volume no estômago, mesmo com uma válvula saudável, poderá permitir o transbordamento.

Existem algumas situações que favorecem o refluxo: gestação, engorda, cigarro, exercícios abdominais e alguns alimentos e bebidas como as gaseificadas, gorduras, chocolate, café, menta, por relaxarem esta válvula.

Tipicamente se manifesta como uma azia, aquela queimação que ocorre no peito e pode estar acompanhado de dor, quando há um espasmo do esôfago, podendo, as vezes, ser confundida com infarto cardíaco, inclusive com irradiação para o pescoço, geralmente desencadeada pelo alimento e podendo perdurar por até duas horas. Alguns indivíduos referem o retorno de alimento ou ácido até a boca e podem ter tosse, dor de garganta, vômitos, problemas respiratórios como bronquite e pneumonia.

Seu tratamento é basicamente a mudança comportamental, evitando os alimentos citados, afastando os líquidos uma hora de cada refeição, evitando deitar com menos de uma à duas horas após a última refeição, emagrecendo, e para os refluxos noturnos, elevando a cabeceira da cama em torno de 12 cm, ou com auxílio de travesseiros antirrefluxos.

Quando engordamos, fazemos com que o músculo da respiração (diafragma), acompanhe o abdome, e com isso, alargamos o orifício por onde o esôfago atravessa, fazendo com que em alguns casos, o estômago atravesse em direção ao tórax, o que denominamos como Hérnia de Hiato, e consequentemente há uma maior facilidade em retornar o ácido na direção do esôfago.

HÉRNIA DE HIATO

O quadro clínico do paciente é o que há de mais importante para o diagnóstico, porém na dúvida, o teste terapêutico com mediações para diminuir da produção do ácido e que aceleram o esvaziamento do estômago poderão ser recomendadas, uma vez que, os exames, têm um índice elevado de resultados negativos falsos.

A endoscopia digestiva tem um papel importante no diagnóstico da doença que o refluxo provoca, denominada esofagite, e para diferenciar de outras doenças.

Um refluxo não controlado, pode levar a uma adaptação do esôfago com a transformação de células em células do tipo intestinal, conhecido como doença de Barret, e eventualmente mascarar os sintomas. Esta doença está associada ao risco do desenvolvimento do câncer de esôfago.

A Cirurgia para o refluxo ou para Hérnia de Hiato, é indicada para um número pequeno de pacientes, em que o resultado com a mudança de hábitos e o tratamento clínico, foram insuficientes para o controle da doença.

Posts Em Destaque